Terceirização de Data Center para reduzir os custos de TI

software-risk-management-gestao-de-riscos
O Software de Risk Management, Gestão de Riscos
24 de julho de 2017
treinamento_corporativo
Treinamento corporativo inhouse e espaço externo – um paralelo
4 de outubro de 2017

Terceirização de Data Center para reduzir os custos de TI

datacenter

A conversa não é nova. Mas, em tempos de crise, vale lembrar que toda a forma de terceirização é uma alternativa a ser considerada para reduzir os custos de TI. A terceirização de data center é forte aliada para a aceleração das economias nesses tempos.  O aspecto mais óbvio é mudar CAPEX para OPEX, ou seja, transformar investimento (manutenção, atualização, depreciação) em custo operacional. Mas, a terceirização da infraestrutura de ti também traz uma série de outras vantagens que resultam em racionalização dos seus custos de TI.

 

  • Terceirização do data center e custos de hardware

De acordo com o Gartner, estruturas de data center permitem a racionalizam de sites e, em especial, do uso de hardware, resultando em economias anuais na aquisição de equipamentos de até 10%.

  • Virtualização para reduzir os custos de TI

O assunto já tem quase 10 anos, mas vale a pena relembrar. Quando começou a cresceu o processo de virtualização, entre 2009 e 2014, as contas de economia com a virtualização eram de 35%/ ano. Grosso modo, a virtualização reduz maquinas físicas, compra de equipamentos, manutenção, aquecimento, necessidade de ar condicionado, energia

  • Redução dos gastos de energia elétrica em data center 

E já que falamos de energia elétrica, a Frost & Sullivan calcula que um data center pode economizar até 50% com energia elétrica de um ambiente de TI mais convencional.

  • Disponibilidade e segurança também reduz os custos de TI

Outro aspecto inquestionável é a garantia de maior disponibilidade e segurança para sistemas de missão crítica e serviços online. Manter a estrutura em data centers também proporciona rápida recuperação de backups (disaster recovery). Em caso de falhas em um servidor físico, certamente, um data center de mercado está mais capacitado ao processo de recuperação

 

Um datacenter de mercado terá sempre maior capacidade de inovar e investir em torno da redução de TCO (custo total de propriedade). O Google por exemplo reporta que tem economizado 15% de energia com o uso de Inteligência Artificial em seu Data Center. A Emerson Network Power lançou em 2016 um sistema de gás refrigerante que teria proporcionado economia de 50% de energia em data centers dos EUA.

Enfim, sempre mostramos em nosso blog as vantagens de utilizar alternativas de terceirização e preferencialmente on demand na infraestrutura. A Visão do ambiente de TI não foge disso. Mais e mais, reduzir custos é essencial para manter-se competitivo e rentável. Terceirização de data center é mais um caso.

 

plano_contingência_banner2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *